O mais tradicional é o terno, ou seja, calça, paletó e colete. Quando é apenas calça de paletó o nome correto é "costume", que não é muito recomendável porque o noivo fica igual aos padrinhos e demais convidados, pois o que o diferencia é justamente o colete e a flor na lapela (ou lenço). A gravata pode ser prata ou branca.
É considerado também uma opção mais atual. A dica é fazer sob medida e ter um belo terno impecável no corpo e que poderá ser usado muitas vezes pela vida. As melhores opções para casamentos pela manhã são os tons de cinza claro e grafite e para casamentos à tarde o cinza grafite ou marinho.
O Terno Nupcial é igual ao terno, porém hoje existem no mercado opções criadas exclusivas para os noivos que querem se destacar, que não querem colocar um terno igual usam todos os dias no trabalho. Podem ser em tecidos mais brilhosos, por exemplo. Normalmente usados também com a gravata diferenciada, a plastrom, ou italiana.
Em geral são somente para venda e provavelmente você nunca vai usar novamente, mas são opções de ternos diferenciados para estar elegante, atual, mas sem cara de escritório.
O Smoking é o paletó preto com lapela acetinada e calça preta com faixa acetinada. A gravata tradicionalmente é a borboleta, mas ultimamente alguns homens mais modernos também têm usado com gravata normal modelo slim, preta.
É muito usado nos casamentos americanos, mas por aqui é considerado uma roupa para casamentos muito glamorosos, em que é pedido traje black-tie (quando a festa é black tie, o traje deve ser especificado no convite e significa resumidamente smoking para os homens e vestidos longos para as mulheres). Não vale ir numa loja, achar o traje smoking bacana e alugar para o casamento se a festa não for black tie. Quando falamos de uma festa black tie, é algo como o Oscar, esperamos por lustres, cadeiras Luiz XV, muito luxo.
O Fraque se trata da calça em tecido risca-de-giz, paletó cinza grafite com cauda longa e deve ser usado abotoado. O colete do fraque é cinza e usa-se camisa branca, nunca com botões no colarinho e sempre fechamento no punho com abotoadura. Pode ser usado com gravata plastron (pra ficar bem com cara de noivo, como na última imagem acima) ou com gravata normal prateada (para ficar com cara mais atual).
É um traje para casamentos formais, alguns diriam até o ápice da formalidade. Se vocês se lembrarem, no casamento do príncipe William com Kate, os convidados estavam de fraque (na verdade porque fraque é o traje formal para eventos diurnos por lá). Não combinam com festas informais. Noivos com menos de 1,72m também devem evitar o fraque porque o comprimento do paletó com cauda pode dar a impressão de achatá-lo.
O Fraquete é a versão escura do fraque: calça, paletó com cauda longa e colete, tudo em preto. A camisa deve ser branca, social ou rigor. Pode ser usado com gravata prata ou mesmo preta.
É o traje mais alugado atualmente, segundo a loja Black Tie. Os noivos têm procurado pela formalidade do fraque, porém nesta versão atualizada todo em tom preto. Assim como o fraque, noivos com menos de 1,72m devem evitar o modelo porque o comprimento do paletó pode dar a impressão de achatá-lo.





Nenhum comentário:
Postar um comentário